Marketing digital para contabilidade

Estar presente nas redes sociais pode ajudar muito os negócios dos escritórios de contabilidade. O marketing digital para contabilidade é uma forma de atrair mais clientes e prosperar nesta área.

É importante criar uma estratégia personalizada para transformar-se numa referência de autoridade, especialista no ramo de atuação.

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre Marketing e Marketing Digital.

O Marketing é a estratégia utilizada pelas empresas para atingir seu público-alvo, no caso, os escritórios de serviços contábeis.

Antigamente o marketing era Offline, utilizavam os canais como: Jornal, Rádio e TV.

A tecnologia transformou o Marketing para Digital, oferecendo inúmeras possibilidades de medição de resultados, através de ferramentas bastantes eficientes. Neste caso, o marketing digital para contabilidade precisa ser focado também nesta mensuração.

Marketing digital para contabilidade, começando pelo conteúdo!

Benefícios:

É possível mensurar os resultados, analisar as conversões e avaliar os investimentos gastos com Publicidade e Marketing digital.

Hoje em dia, estar no topo do ranking do Google, o maior mecanismo de busca da internet, faz com que sua marca tenha uma exposição formidável.

Neste ambiente competitivo, preparamos dicas de como posicionar de forma atrativa o seu escritório de contabilidade, com a assistência do Marketing Digital.

Estratégia de marketing digital para contabilidade

É preciso entender qual a necessidade de cada cliente antes de elaborar qualquer estratégia. Porém, entre todas as necessidades, há uma que coincide em todos os objetivos: “atrair novos clientes”.

Vários fatores deverão ser considerados na elaboração da estratégia de marketing digital: análise da concorrência, práticas utilizadas no segmento da Contabilidade, ler artigos, postagens e publicações para entender a linha de atuação.

Com esse estudo, fica mais claro traçar os próximos passos de sua estratégia de marketing digital para contabilidade.

Site Responsivo:

Em qualquer área de atuação, é importante ter um site responsivo, um ambiente adaptável à navegabilidade em mobile e que disponibilize as informações de forma clara, simples e dinâmica.

Isso fará com que a permanência, no ambiente, seja maior, criando mais possibilidade de conversão.

A dica de ouro é: quanto menos clique para o fechamento da venda do serviço, maior a chance de sucesso.

O ideal seria, no máximo, 3 cliques no processo total.

SEO:

Ao criar uma plataforma de serviços, é preciso ter conhecimento de SEO, que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

É a estratégia para que um site apareça facilmente nos primeiros lugares nos motores de buscas, como o Google.

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visa alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o seu site. Com isso, seu marketing digital para contabilidade fica muito mais eficiente e alcança novos clientes em potencial.

Redes Sociais:

As redes sociais são um canal importante de aproximação com os clientes, proporcionando oportunidades de negócios e alcançando pessoas interessadas na sua marca.

Estar presente nas redes sociais pode ajudar muito os negócios do seu escritório de contabilidade. Mas vale lembrar, é importante criar uma estratégia personalizada de acordo com cada cliente. Ter o cuidado de não transformar as redes sociais em plataformas de autopromoção.

Ações de segmentação, com o objetivo de atingir o seu público alvo, são utilizadas como estratégia.

Isso é feito através de conteúdos relevantes na área de atuação, de modo que atraia os futuros clientes, através de informações importantes, que solucionem as suas dúvidas.

A pessoa,de certa forma, ficará grata pela ajuda na solução no problema e ficará mais propícia a retribuir.

Chamamos isso de “Gatilho Mental de Reciprocidade”.

Estimule o engajamento do conteúdo aos clientes, de forma que alcance o maior número possível organicamente.

Isso transformará seu escritório de contabilidade numa referência de autoridade, de especialização no ramo de atuação.

Marketing Contábil:

O Google tem como configuração de fator de ranking as linkagens externas.

Isso quer dizer que, quanto maior a relevância um site tiver em um determinado assunto, maior será o direcionamento para esses endereços.

Marketing de Conteúdo para Escritório de Contabilidade

É preciso, antes de tudo, elaborar uma estratégia inteligente e personalizada para transformar seu escritório de contabilidade numa autoridade no ramo.

Para isso, leia as 5 dicas que preparamos para você se sair bem e conduzir de maneira correta, pelo funil, a demanda.

1) Objetivos da Campanha:

Na sua maioria, o objetivo sempre é atrair novos clientes e consequentemente aumentar as vendas, porém, há outros pontos interessantes, que poderão ser utilizados na estratégia, como: criar valor na sua marca (você pode saber mais lendo o nosso artigo sobre esse tema), mostrar ao mercado novos serviços e soluções, criar oportunidades de negócios, estimular pedidos e orçamentos, entre outros.

2) Defina a sua Persona:

Chamamos de persona o seu público alvo, aquele cliente que você deseja atingir para oferecer os seus serviços.

A persona é definida com base em dados, estudos e pesquisas. Isso norteará o conteúdo que será produzido, a forma que será publicada, a frequência, o horário que trará melhor engajamento para as suas publicações, seja nas redes sociais ou no blog.

3) Organização:

Todos os canais deverão ter a mesma: identidade visual, linguagem, tom de comunicação, clareza, objetividade, informações claras e coerentes (adaptada a cada tipo de canal).

Tudo isso pode ser auxiliado com ferramenta apropriada. Com isso, você consegue ter o controle total de todos os canais.

4) Planejamento:

É fundamental planejar o conteúdo que será trabalhado. marketing digital para contabilidade precisa ser focado em uma estratégia coerente de conteúdo.

Para isso, é importante estruturar um time de especialistas para a geração de conteúdo ou contratar uma agência para a realização dos mesmos.

5) Resultados:

Por últimos e tão importante quanto os demais, é analisar os resultados de todas as ações, monitorar os processos através dos KPIs – Indicadores Chave de Performance e realizar ajustes, se necessários, nas estratégias. Nenhuma estratégia de marketing digital para contabilidade pode deixar isso de lado.

Duas dicas importantes que daremos para auxiliar na análise dos resultados:

Domine as ferramentas de controle, consiga entenda traduzir os dados para a realidade da sua empresa e seja prudente ao alterar a estratégia; entenda que há um tempo de maturação, e nem sempre o realizado acontece conforme o previsto logo no primeiro momento.

Portanto, se você implantar todos esses processos e seguir nossas dicas, você aplicará o Marketing Digital com toda a sua força e colherá os benefícios de uma presença estratégica e inteligente no ambiente digital.

O mais importante é utilizar corretamente as técnicas. Entregar o controle nas mãos de profissionais especialistas. Fazer bom uso do funil de vendas e a todo momento monitorar as estratégias.

Nesse ínterim, aparecerão novas ideias e possibilidades.

Analise todas com cuidado e avalie a possibilidade de implementação. Afinal, inovação é a palavra que mais define a realidade que vivemos.

Quer saber mais sobre Marketing Digital para contabilidade e outros negócios? Leia os outros artigos no Blog Hashtag!